sábado, 21 de novembro de 2015

BANDA BEM SUCEDIDA, LÍDER TALENTOSO E TRÁGICO: ALICE IN CHAINS

Ao lado de Pearl Jam, Nirvana e Soundgarden, o Alice in Chains pode ser considerada a banda mais bem sucedida do cenário grunge, mesmo tendo introduzido em seu som outros elementos, como o heavy metal e o hard rock. Seu repertório leva também uma boa pitada de pós-punk.

A banda nunca se separou e manteve sua formação original até a trágica morte do carismático, lendário, talentoso Laney Staley, ocorrida no ano 2000, decorrente de danos causados pelo uso prolongado de drogas.

De todos os talentos perdidos no mundo do rock, talvez o de Laney tenha sido o mais sentido e doloroso. Sua genialidade era incontestável e seu talento, motivo do sucesso em larga escala.

É difícil falar de Laney sem sentir um aperto na boca do estômago e uma dor no peito. A voz melancólica junto das letras eram capazes de encher de lágrimas os olhos do mais alpha de todos os machos.


Em 1987, o guitarrista Jerry Cantrell, conheceu Laney numa festa em Seatle. No época, Laney tinha o riso fácil e magicamente concentrava em si a atenção de todos os presentes em qualquer lugar em que estava. Com um enorme coração, levou Cantrell para sua casa, já que o mesmo não teria onde ficar.

Primeiramente, Cantrell convidou Laney para cantar em sua banda de glam metal chamada Diamond Lie, Laney aceitou, já que tinha saído de sua banda que era do mesmo gênero. Juntou-se aos dois, Mike Starr, mais conhecido como Jerry e que seria o último a ver Laney com vida. Jerry morreu poucos anos depois, que Laney, vítima de overdose, carregando para si o peso da culpa pela morte do grande amigo. Culpa essa infundada, apesar da aparência preocupante de Laney, Jerry cumpriu a promessa de não chamar socorro. Um ato de lealdade que de alguma forma une os artistas do rock and roll.


Juntou-se ao trio, o baterista Sean Kinney. No início, a banda fazia apenas covers de outras bandas e não levava o projeto muito a sério, somente após um ano, é que a banda recebeu o nome Alice n' Chains, que era o nome da antiga banda de Laney Staley.

No início, a banda viajava em turnê acompanhando Iggy Pop fazendo apresentações que pouco chamavam atenção, mesmo depois de já terem lançado "Dirt" e a belíssima "Rooster".




Homens andando com suas metralhadoras
Eles cospem em mim na minha terra natal
Gloria me mandou fotos do meu menino
Tenho minhas pílulas contra o mosquito da morte
Meu amigo está dando seus últimos suspiros
Deus, você não vai me ajudar a sobreviver a isso?

Em 1990, a banda grava seu primeiro EP oficial, e a faixa título é seu carro chefe e foi uma preparação para o próximo trabalho, "Facelift". Em 1992, os rapazes gravam em apenas dois dias um álbum acústico com as participações de músicos consagrados, como Ann Wilson, Chris Cornell, Mark Arm.

"Would?" trouxe sucesso à banda ao fazer parte do filme Vida de solteiro, quando a banda fez uma participação tocando o hit.

Em 1994, surgiram os primeiros rumores sobre o envolvimento de Laney com as drogas, já desmarcando shows e turnês.

Entre 1995 e 1997, Laney gravou com  Mike McCready, do Pearl Jam e o baterista do Screamming Trees, Barret Martin, o álbum Above, usando o nome Mad Season, um dos mais lindos álbuns já gravados, porém, considerado underground demais.


O estilo melancólico e a tristeza de Laney, o garoto que esperava que o pai o procurasse se ele conquistasse a fama, está presente na faixa "Wake up". O filho conquistou fama, admiração e uma legião de fãs, mas seu pai nunca apareceu.



O Alice in Chains voltou a se reunir em 1995 com o álbum de mesmo nome e mais uma vez, a banda não conseguiu sair em turnê, confirmando os rumores do estado de saúde comprometido de Laney devido ao uso cada vez mais frequente de drogas. Este foi o último álbum gravado com o vocalista, além do acústico MTV, em 1996, quando já era possível ver o estado de fraqueza do músico.

Em 1996, com a morte da noiva, Demri Parrot, Laney tornou-se um recluso, raramente saindo de seu apartamento em Seatle.

Em 20 de abril de 2002, Laney foi encontrado em seu apartamento. Uma cena que chocou o amigo Cantrell.

Em entrevista em 20 de dezembro de 2001, Staley falou sobre o estrago causado por seu vício em heroína: "eu não estou usando drogas pra ficar chapado, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Eu sei que eu cometi um grande erro quando eu comecei a usar essa merda. É muito difícil de explicar. Meu fígado não funciona mais e eu vomito e passo mal o tempo todo. A dor é mais do que eu posso aguentar. É a pior dor do mundo. Meu corpo inteiro dói".

Quatro meses após a entrevista, Laney deixou esse plano e partiu para outro. A última declaração dada à imprensa mexe com nossos corações.

É bem provável que esses dois estejam juntos cantando lindas canções, afinal, não consigo imaginar a morte como o fim de tudo e seja lá para onde vamos, não é um lugar que possa faltar música.

(Post dedicado a uma pessoa muito especial e amada que é fã da banda e principalmente de Laney)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por colaborar com suas opiniões. Elas servem de termômetro para saber em que devo melhorar ou mudar.